USF Saúde no Futuro - Serviços da Unidade de Saúde 
USF Saúde no Futuro > Serviços de Saúde
 

Serviços da Unidade de Saúde

 

A Carteira de Serviços prestados pela USF Saúde no Futuro está de acordo com a Portaria n.º 1368/2007, de 18 de Outubro e pretende dar resposta às necessidades globais do utente e da sua família, ao longo de todo o ciclo vital. O acesso dos cidadãos inscritos na USF Saúde no Futuro à Carteira de Serviços faz-se através dos seguintes tipos de consulta:

 

  • Consulta programada – É uma consulta de iniciativa do cidadão ou da equipa de saúde, para vigilância de saúde ou de doença crónica, de acordo com o plano de saúde individual previamente definido, marcada com antecedência por qualquer meio de comunicação, no horário da própria equipa de saúde;

  • Consulta não programada (Aberta ou de Intersubstituição) – É uma consulta de iniciativa do cidadão, para um atendimento rápido, e no próprio dia, devido ao aparecimento recente dum problema de saúde ou agudização de outros já existentes. A consulta só pode ser marcada presencialmente,preferencialmente no horário da sua equipa de saúde;

  • Visitação domiciliária – É uma consulta efectuada no domicílio do cidadão em situação de dependência ou cujo estado de saúde comprovadamente não aconselha a deslocação à USF. Pode destinar-se ao atendimento de situações agudas, crónicas ou de prevenção e vigilância.

 

A marcação das consultas programadas podem ser efectuada por qualquer meio de comunicação, designadamente: presencial, telefone,correio electrónico ou directamente pelo próprio ou através de qualquer outra pessoa.

 

A USF Saúde no Futuro garante, sempre que isso seja necessário:

 

  • Um prazo máximo de cinco dias úteis para a marcação da consulta, entendendo-se por dias úteis aqueles em que a respectiva equipa de saúde está em serviço efectivo, sem considerar as ausências por qualquer dos motivos legalmente definidos.

  • Um tempo de espera após a hora marcada para consulta preferencialmente não superior a 20 minutos.

  • A possibilidade de obter uma consulta programada para a sua equipa de saúde em todo o horário de funcionamento.

 

Nesta Unidade de Saúde decorrem estágios de Alunos de Enfermagem e formação de Médicos em Medicina Geral e Familiar, pelo que estes profissionais participam em todas as actividades sob orientação do Enfermeiro de Família/ Médico de Família. A recusa em aceitar o atendimento por parte destes profissionais é um direito que lhe assiste, porém deverá ser sempre comunicado ao profissional que o atender.